CEP – Submissão de Projetos

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PARA ANÁLISE VIA PLATAFORMA BRASIL

Os projetos de pesquisa para serem avaliados pelo CEP/Unilab devem ser encaminhados pelo sistema on-line da CONEP – Plataforma Brasil (PLTBR) no endereço eletrônico: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Para tal, será necessário seguir alguns passos detalhados abaixo

1 – Cadastro

O pesquisador deve se cadastrar no site: aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf .

Para realizar o cadastro é necessário:

– Arquivo contendo a identidade (RG) (DOC, DOCX, ODT, PDF );

– Uma foto (JPG, JPEG, PNG, BMP, GIF, PDF);

– Link para o currículo Lattes ou currículo vitae (DOC, DOCX, ODT, PDF )

No cadastro o pesquisador responsável deverá vincular- se à instituição Unilab, para que o projeto seja direcionado ao CEP/ Unilab, caso contrário, aparecerá a opção “sem proponente” e o projeto será enviado automaticamente ao CONEP, que irá direcionar para qualquer CEP.

Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um e-mail contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil. Se desejar, será  possível alterar a senha no primeiro acesso à Plataforma  (aba “Meus Dados”)

2 – Registro da Pesquisa

Acesse a Plataforma Brasil com seu e-mail de acesso e senha. Para submeter um protocolo de pesquisa clique em “cadastrar nova submissão”. Na primeira tela, será solicitado ao pesquisador responder se há o envolvimento de seres humanos na pesquisa (de forma direta ou indireta); cadastrar toda a equipe da pesquisa;assistentes de pesquisa também devem ser cadastrados na Plataforma Brasil;  instituição proponente e  nacionalidade do estudo.

Na segunda tela, o pesquisador deverá informar a área que se insere o estudo, a grande área do conhecimento, o propósito do estudo, o título da pesquisa, o pesquisador principal e quem deverá ser contatado pelo sistema para receber as informações necessárias.

Na terceira tela, serão solicitados os dados referentes ao desenho do estudo, ao apoio financeiro (se próprio ou agência de financiamento) e palavras-chave (que serão adicionadas uma a uma). Se for uma pesquisa clínica, serão  solicitados adicionalmente os seguintes dados : se o estudo é experimental ou observacional, a que fase pertence, CID, descritores, natureza da intervenção, uso de placebo e período de  washout.

Na quarta tela, o pesquisador informará introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário, desfecho secundário, tamanho da amostra, data do primeiro recrutamento  e países de recrutamento (em casos em que essas informações se aplicam).

Na quinta tela, o pesquisador informará se usará ou não prontuários (se a resposta é positiva será solicitado maior detalhamento sobre esse acesso), o número de indivíduos que serão abordados pessoalmente, recrutados ou que sofrerão algum tipo de intervenção, o número de grupos em que os indivíduos serão divididos, se o estudo é multicêntrico ou não, adição de instituição coparticipante (em caso de existir). O pesquisador deverá informar se solicita ou não dispensa  do TCLE (em caso positivo, deverá incluir justificativa).  Nesta tela deverá ser informado ainda o  cronograma de execução,  o orçamento detalhado e a bibliografia do estudo  (que devem ser inseridos item por item) além de outras informações que julgar relevante.

Neste ponto, o pesquisador deve clicar em “imprimir folha de rosto” e a folha será gerada. A folha de rosto gerada deverá ser impressa, assinada, carimbada e escaneada. Isso significa que a submissão de protocolos de pesquisa não poderá ser feito em um momento único.

O pesquisador deve anexar  todos documentos exigidos no item 3.

Na sexta tela, o pesquisador informará sobre a necessidade de manter sigilo do projeto de pesquisa e qual o prazo para manutenção  desse  sigilo.

Ao final, o pesquisador deverá ler e aceitar o compromisso geral e o compromisso de financiamento e orçamentação.   Após o envio, o projeto poderá ser  aceito ou rejeitado pelo CEP. Se for rejeitado, o pesquisador receberá um e-mail notificando que deve acessar a página da Plataforma Brasil e o sistema informará o motivo da rejeição (falta de documentos, documentos não assinados, documento anexado errado, etc.).  Se for aceito, a notificação informará  que o projeto foi encaminhado para relatoria e inicia-se a contagem de tempo de 30 dias.

3 – Documentos a serem anexados ao projeto

a. Formulário de encaminhamento do projeto ao CEP (formato PDF);

b. Folha de Rosto (formato PDF);

c. Projeto de Pesquisa  (formato PDF);

Deverá conter: Título, autores, resumo, embasamento teórico, justificativas, objetivos, sujeitos, delineamento, metodologia (incluindo instrumento de coleta de dados), cronograma de execução do projeto (com detalhamento por período), orçamento detalhado com as respectivas fontes de financiamento e bibliografia.

d. Termo de Consentimento Livre Esclarecido  (TCLE) (formato PDF);

e. Termo de anuência do responsável pelo setor/instituição onde será realizada a pesquisa (formato PDF);

f. Declaração de Ausência de Ônus (formato PDF);

g.  Currículo Lattes  da equipe da pesquisa (formato PDF).

 

4 – Contato 

E-mail: cep@unilab.edu.br
Telefone: (85) 3332-6190
Endereço: Sala 303, 3º Andar, Bloco D, Campus das Auroras –  Rua José Franco de Oliveira, s/n, CEP: 62.790-970, Redenção – Ceará – Brasil.
Horários de Funcionamento: Segunda (8:00h -12:00h), Quarta (13:00h -17:00h) e Sexta (8:00h -12:00h).