Histórico

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi criada por Sanção Presidencial da Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, como forma de contribuir com a proposta de expansão com qualidade e inclusão da educação superior no Brasil, um dos eixos centrais da política educacional do governo brasileiro.
Nesse âmbito, a escolha da sede da UNILAB, o município de Redenção, pioneiro na libertação dos escravos no Brasil, não representa apenas o atendimento das metas do governo federal de desenvolvimento de regiões carentes, como é o caso da região do Maciço de Baturité. Muito mais do que isso, a proposta dessa Instituição, ímpar já em sua essência, é a de consolidar-se como centro de pesquisa e formação de jovens brasileiros e estrangeiros, principalmente, de países falantes de língua portuguesa.
Assim, a UNILAB está vinculada a diretrizes e convenções internacionais que reconhecem a educação e a formação humana como elementos estruturantes para o desenvolvimento sustentável da humanidade, no presente e em gerações futuras. A ampliação da oferta de cursos superiores se inscreve nesse esforço de mudar o patamar da produção e disseminação do conhecimento.
A construção desta proposta surge em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2011 a 2013, o qual enfatiza o ensino, a pesquisa e extensão, visando à criação e implementação de políticas e ações que contribuam para uma sólida formação humanística, científica e tecnológica dos sujeitos que nela estudam, tendo em vista, preferencialmente, o contexto regional, mas, também, abrangendo as esferas nacionais e internacionais.
O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UNILAB (2011-2013) está vocacionado para a cooperação internacional solidária, principalmente, com países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com ênfase nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) tais como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e o Timor Leste.
O PPI da UNILAB está ancorado na indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão, nos princípios da formação acadêmica, assim enunciados: 1) desenvolvimento da ciência e da tecnologia, com caráter humano e social; 2) reconhecimento das diferenças como meio de cooperar e integrar; 3) reconhecimento e respeito à diversidade étnico-racial, religiosa, cultural, de gênero; 4) inclusão social com qualidade acadêmica; 5) interdisciplinaridade; e 6) articulação teoria e prática.
A valorização do uso de ferramentas tecnológicas em todas as atividades acadêmicas é um recurso de formação e também de estímulo ao seu desenvolvimento, bem como a valorização do método investigativo em todos os níveis pela promoção de programas de iniciação científica e de interação da pesquisa com o ensino e a extensão. Estas são estratégias que propiciarão a utilização intensiva de tecnologias e metodologias inovadoras e participativas de apoio à aprendizagem.
O desenvolvimento de políticas institucionais de ensino-pesquisa-extensão e assistência estudantil objetiva em última análise, a oferta de ensino superior com qualidade social referenciada, sucesso acadêmico em nível de graduação e pós-graduação. Destaca-se na UNILAB a especificidade de ser uma universidade de tempo integral, o que requer políticas que favoreçam a permanência do estudante na Instituição. O fomento de uma política de bolsas é um imperativo para a permanência com sucesso acadêmico. Assim, essa proposta de programa de pós-graduação situa-se no bojo da política de formação com qualidade social e de apoio ao estudante, aliada a necessária inserção social da Universidade.
A flexibilidade é um princípio presente no PPI da UNILAB e se materializa de diversas formas. Na estrutura curricular tal princípio é fundamental no processo formativo dos estudantes, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, em que se destaca a inserção no mundo do trabalho, nos trimestres finais dos cursos de graduação que podem e devem ser vivenciados em articulação direta no contexto de origem dos estudantes, portanto, nos seus países, municípios e comunidades.
Expostos tais elementos, pode-se apreender que a implementação de um programa de pós-graduação na UNILAB impacta diretamente não apenas nos cursos existentes, mas também reverberará nos demais municípios do Maciço de Baturité, bem como nos países de origem dos estudantes.
Desse modo, a UNILAB foi criada, assumindo o compromisso de oferecer ensino superior de qualidade e de exercer sua responsabilidade social ao contribuir para a democratização e expansão da educação universitária e socializar seus benefícios, de forma que se associe ao trabalho de promover o desenvolvimento cultural, artístico, filosófico, científico, tecnológico e socioeconômico do Brasil.
Associa-se a esses propósitos o desenvolvimento do relevante papel que vem desempenhando, ao longo dos seus anos de existência, com o intuito de promover a defesa e a garantia dos direitos humanos, do respeito às diversidades e da inclusão étnico-racial. Para isso, a UNILAB busca promover ações afins à preservação do meio ambiente e à proposição de soluções científicas e tecnológicas voltadas para o alcance de um modelo societário sustentável, baseado na liberdade humana e equidade social.
Outra característica da política de atuação institucional da UNILAB é o esforço para promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa de maneira criativa, uma vez que a produção de saberes nos âmbitos científicos de sua atuação torna-se crucial a um espaço universitário instigante e inovador.
Somam-se a isso as disposições institucionais da UNILAB de criar condições à produção e mobilização interna e externa de saberes diversificados e múltiplos, preservando sua autonomia nos níveis acadêmico, administrativo, científico e pedagógico, dinamizando-se internamente para melhor dialogar com a sociedade e apresentar-lhe as soluções que lhes são necessárias.
Nessa perspectiva, uma característica que distingue a UNILAB das demais IES é a sua preocupação constante com a concepção e implementação de políticas institucionais de ações afirmativas e assuntos estudantis, pois, compreende-se, não basta interiorizar o ensino, mas, também, esforçar-se para criar condições reais e factíveis de acesso e permanência qualificada no ensino superior.
É característica da UNILAB a internacionalização da educação superior, com o atendimento da política do governo brasileiro de incentivo da criação de instituições federais capazes de promover a cooperação sul-sul, no âmbito científico, cultural, social e ambiental. Uma cooperação de caráter solidário, com a valorização de mútuos esforços e aprendizagem e o compromisso da integração internacional na educação superior.
Ao se propor a criação da UNILAB, assumem-se, inicialmente, dois compromissos de igual importância, o de promover o desenvolvimento da região do Maciço de Baturité e a integração com países falantes de língua portuguesa.