PROPPG (UNILAB) faz visita institucional ao SEBRAE de Baturité-CE

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PROPPG/UNILAB) realizou visita institucional no Sebrae de Baturité-CE. Representando a Unilab, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Olavo Garantizado, o Coordenador de inovação tecnológica, Vandilberto Pereira, o Coordenador de Pesquisa, prof. Allberson, o Gerente da Divisão de Empreendedorismo e incubação de empresas, prof. Olímpio, a técnica da PROPPG, Raissa Mesquisa e prof. Alexandre Lima (Unilab).  Representando o SEBRAE-CE, a professora Fabiana.

A reunião teve como objetivo estreitar os laços entre a Unilab e o Sebrae-CE e definir ações estratégicas para a Região do Maciço de Baturité. Em pauta, a participação da Unilab de forma mais efetiva no Desafio Startup, nos ciclos formativos do SEBRAE e nas articulações com os empresários da região. Foi prospectada a possibilidade de a PROPPG apresentar projetos institucionais que possibilitem a relação dos estudantes  com o mercado de trabalho.

Para o professor Olavo Garantizado, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, é fundamental a integração de ações entre a Unilab e o SEBRAE  de Baturité-CE. O Maciço de Baturité possui um cenário de mais de 9 mil empresas constituídas e uma população com mais de 200 mil habitantes. Temos que fazer com que a universidade também chegue nos espaços de construção formativos para gerar emprego e renda para a comunidade. Para o professor, “nossos estudantes possuem um potencial que deve ser explorado. O empresário de região precisa sentir que a Unilab deseja se aproximar, ajudar, colaborar, contribuir e aprender com eles”, acrescentou.

Para o Reitor da Unilab, prof. Roque Albuquerque, a Unilab possui um grande potencial técnico que necessita ser utilizado nos ciclos formativos de órgãos como o SEBRAE. Para o professor, “temos sair dos muros da universidade e tentarmos atingir os demais espaços constituídos da sociedade”.

Para a Vice-Reitora da Unilab, profa. Cláudia Carioca, é uma oportunidade para dialogarmos com o SEBRAE e tentarmos contribuir nas iniciativas relacionadas ao empreendedorismo e à inovação. Para a professora, “é uma das nossas missões institucionais integrar e estreitar os laços, possibilitando a interiorização”.

A PROPPG  e  o SEBRAE se encontrarão novamente, no próximo mês, para definir a possibilidade de realização de reuniões da equipe da Unilab com setores estratégicos do ramo empresarial local, vislumbrando a possibilidade de um Edital pioneiro que abrigue as expertises produtivas da Região do Maciço de Baturité. Essa iniciativa faz parte do planejamento estratégico da PROPPG para a formação do ecossistema de inovação e empreendedorismo.