Pesquisa de docente da UNILAB sobre uso de máscaras de tecido pela população para prevenção de Covid-19 tem destaque nacional

Pesquisa sob orientação da Prof. Drª. Lívia Moreira Barros, docente do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) teve divulgação em matéria publicada no Jornal O Povo (link).

A matéria retrata os achados do estudo intitulado “Máscaras de tecido para prevenção da Covid-19 e outras infecções respiratórias” a ser publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem. Foi evidenciado, na literatura científica, que máscaras feitas artesanalmente apresentam eficácia moderada na prevenção de infecções respiratórias ocasionadas por partículas de tamanho semelhante ao SARS-CoV-2. Os fatores que influenciam na barreira de proteção estão relacionados ao tipo de tecido utilizado, número de camadas, tamanho das partículas e quantidade de lavagens. 

Máscaras de tecido como algodão, polipropileno e poliéster com mais de três camadas apresentam maior eficácia conforme novas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Assista ao vídeo (link) para entender um pouco mais sobre uso de máscaras de tecido para prevenção de Covid-19 e os cuidados necessários. O vídeo teve autoria dos enfermeiros:  Lívia Moreira (UNILAB), Milleyde Lima (UFC), Francisco Marcelo Cavalcante (UVA), Thamires Macêdo (UVA), Nelson Galindo Neto (IFPE) e Joselany Áfio (UFC).

Clique aqui para ter acesso ao Currículo Lattes da Profa. Dra. Lívia Moreira