Oficina de Ideação para o Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE

Na próxima terça-feira, dia 18 de abril, o professor Alexandre Lima, Gerente da Divisão de Empreendedorismo e Incubação de Empresas e professor do ICSA, irá ministrar uma Oficina de Ideação para o Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE. A oficina irá ocorrer na sala C116 em Auroras às 13h.

O Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE irá formar e capacitar estudantes da Educação Superior para exercitar as competências empreendedoras nos temas ESG (ambiental, social e de governança). As inscrições para o Desafio são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de abril. Seis equipes serão premiadas em R$ 10.000,00!
A oficina ministrada pelo professor Alexandre tem como objetivo ajudar os alunos a formarem suas equipes e a se prepararem para o desafio. Participe da oficina e se prepare para essa grande oportunidade!

Sobre o Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE:

QUEM PODE PARTICIPAR?

  • Categoria I – Estudantes da educação superior de graduação de cursos de bacharelados, licenciaturas ou tecnólogo membros de empresas juniores confederadas à Brasil Júnior. Doravante denominados como membros de empresas juniores.
  • Categoria II – Acadêmicos da educação superior de graduação de cursos de bacharelados, licenciaturas ou tecnólogo, regularmente matriculados em qualquer curso autorizado pelo MEC, de instituição de ensino brasileira credenciada e/ou autorizada pelo MEC, cuja matrícula esteja ativa durante o ano do Desafio Universitário Empreendedor. Doravante denominados como acadêmicos da Educação Superior. E membros de Federações e Instâncias confederadas à Brasil Júnior.

INSCRIÇÕES

  • A inscrição no Desafio Universitário Empreendedor é gratuita e deverá ser realizada até 30 de abril de 2023. Link: bit.ly/desafiouniversitariosebrae23
  • A equipe deverá ser composta por, no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) estudantes que atendam às Categorias anteriormente mencionadas.
  • Só será permitida a participação de cada estudante em uma única equipe.
  • As equipes deverão ser compostas, em sua totalidade, por estudantes de uma mesma categoria.
INSCRIÇÕES – Dados Solicitados
    • Número de Documentos de Identificação de todos os participantes;
    • Confirmação de Matrícula Ativa na Instituição de Ensino;
    • Autorização de uso de dados em conformidade com a LGPD;
    • Confirmação de que a equipe é constituída por membros de uma mesma categoria;
    • Número de contato de todos os participantes.
No ato da inscrição, NÃO será necessária a escolha do tema a ser desenvolvido durante o Desafio. Tal escolha será realizada ao longo do Desafio

O DESAFIO

  • As fases são 100% on-line.
  • As equipes deverão desenvolver soluções para problemáticas relacionadas aos temas de ESG (ambiental, social e de governança).
  • O Desafio ocorrerá entre os meses de maio e agosto de 2023, contemplando as etapas de ideação, semifinal e final.
  • As entregas serão realizadas de forma online e serão realizadas via portal MEJ Inova.
Etapa I – Ideação
    • Escolha do Tema (ESG);
    • Realização de 1 webinar sobre ESG;
    • Realização de 2 webinares sobre como explorar e resolver problemas e desenvolver soluções;
    • Entrega de até 2 atividades por equipe;
    • Serão aprovadas 42 Equipes para a semifinal.
Etapa II – Semifinal
    • Realização de palestra para orientação e aprimoramento das soluções e pitchs;
    • Realização de 1 reunião de Mentoria online, com especialistas;
    • Realização de 1 visita técnica virtual a uma empresa que adota práticas de ESG;
    • Entrega de até 2 atividades nesta etapa;
    • Uma das entregas poderá ser a gravação de um vídeo (pitch) de até 3 minutos, contendo a solução trabalhada;
    • Serão aprovadas 18 equipes nesta etapa.
Etapa III – Final
    • Realização de 1 encontro virtual com especialista para aprimoramento das soluções desenvolvidas;
    • Realização de 1 evento virtual com palestra para revisão e aprimoramento dos Pitchs;
    • As 18 Equipes irão participar da Grande Final, que será no formato virtual;
    • Serão divulgadas as 6 equipes vencedoras.
MOTIVOS PARA DESCLASSIFICAÇÃO
    • Não atender aos critérios do Regulamento;
    • Não permanecer com, no mínimo, 2 membros até o final do Desafio;
    • Deixar de participar, com pelo menos 1 membro, das palestras, aulões, mentorias, etc;
    • Não realizar todas as entregas requeridas;
    • Não apresentar/disponibilizar os Pitchs.
OBS: Em caso de desistência de membro da equipe, este não poderá ser substituído por outro membro.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES PROPOSTAS
      • Correlação da proposta da equipe com as temáticas ambiental, social e de governança (ESG) – Pontuação 1 a 5 e Peso 3;
      • Potencial de Inovação (clareza, relevância e pertinência do problema) – Pontuação 1 a 5 e Peso 3;
      • Viabilidade de execução da solução (técnica, econômica e logística e identificação das vantagens da solução) – Pontuação 1 a 5 e Peso 2;
      • Modelo de monetização (se é viável e consistente) – Pontuação 1 a 5 e Peso 1;

PREMIAÇÕES

  • Todos os membros das equipes que concluírem as entregas receberão uma declaração de participação, com a carga horária de 40h, especificando o alcance que obtiveram referente à conclusão da Etapa de Ideação, Semifinal ou Final;
  • Todos os inscritos que concluírem ao menos a Etapa de Ideação receberão certificados de participação, após 30 dias da finalização do evento, desde que a sua inscrição tenha sido efetivada com sucesso e tenham participado de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das palestras e momentos online;
  • As seis equipes vencedoras serão premiadas financeiramente no valor de R$10.000,00 cada uma.