Finep e Vinnova, da Suécia, lançam chamada pública conjunta para setor aeronáutico
A Finep – Inovação e Pesquisa – e a Vinnova – Agência Sueca de Inovação – acabam de lançar uma chamada pública conjunta para o setor aeronáutico, com recursos não reembolsáveis, sendo R$ 1 milhão da Finep e três milhões de coroas suecas, pela Vinnova. O formulário eletrônico para apresentação de propostas (FAP) estará disponível em 22/8 e as propostas devem ser enviadas até 11/11/2016.
O edital tem como objetivo apoiar, por meio de financiamento não reembolsável, projetos elaborados em cooperação entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas brasileiras e suecas e cujos objetivos estejam em consonância com as linhas temáticas apresentadas no documento da chamada pública.
A Vinnova financiará as empresas e ICTs suecas, enquanto a Finep apoiará as empresas e as ICTs brasileiras. O financiamento acontecerá respeitando as respectivas regras de concessão de financiamento habituais de cada parte.
As propostas devem visar o estímulo a pesquisa estratégica e o desenvolvimento de parcerias para inovação através de projetos selecionados nas seguintes áreas de conhecimento: Engenharia Aeronáutica, particularmente em propulsão; e Aeronáutica e o uso de sensores para aprimoramento de sistemas e funções. Veja detalhes no edital.
O processo de seleção será constituído por uma única etapa, na qual as propostas serão avaliadas quanto à forma e quanto ao conteúdo.
Esta chamada é fruto dos Acordos de Cooperação firmados entre a Finep e a Vinnova em maio de 2013 e em julho de 2016, baseados no protocolo de Cooperação Industrial de Alta Tecnologia, adicional ao Acordo de Cooperação Econômica, Industrial e Tecnológica, celebrado entre os governos brasileiro e sueco, em outubro de 2009.