Coreia do Sul oferece bolsas de pós-graduação para brasileiros
O Governo da República da Coreia, por meio de sua Embaixada em Brasília, torna público e gentilmente solicita a divulgação do Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Pós Graduação 2017. Este ano, o governo sul-coreano está disponibilizando até 06 (seis) vagas para brasileiros.
A bolsa é relativa a um período de três anos para mestrado e quatro anos para doutorado, considerando, nos dois casos, um ano de estudo da língua coreana.
No primeiro ano, o estudo de língua coreana será em instituição designada pelo National Institute for International Education (NIIED).
Para entrar na universidade selecionada previamente, o estudante deve atingir o nível 3 no teste de proficiência em coreano TOPIK.
Para se candidatar à bolsa o (a) candidato (a) deve:
- Ser cidadão brasileiro, filho (a) de pais brasileiros;
- Ter menos de 40 anos de idade (ter nascido depois de 1 de setembro de 1977)
- Gozar de boa saúde, tanto física quanto mental;
- Ter, até 31 de agosto de 2017, diploma de graduação ou mestrado;
- Obter uma média de pelo menos 80% de aproveitamento da última instituição;
- Possuir excelente domínio da língua inglesa(é recomendada, embora não obrigatória, a apresentação de diploma de conclusão de curso ou certificado de proficiência); e
- Não ter recebido previamente uma bolsa de estudos do governo da Coreia.
A data de recebimento (não de postagem) dos documentos é até o dia 10 de março de 2017.
A/C Assessor (a) de Relações Públicas da Embaixada da República da Coreia
SEN – Av. das Nações, Lote 14 – Asa Norte CEP: 70800-915
Preparação da documentação e dicas:
i) Preencha todos os formulários em inglês. Na redação, escreva sobre seus estudos, atividades, interesse pela Coreia e tudo aquilo que possa ajudar em sua candidatura. No plano de estudo, pesquise sobre a grande curricular da universidade de sua escolha e demonstre que está informado sobre o curso e as matérias que deseja cursar.
ii) Organize todos os formulários e documentos como certificados (cópia autenticada com tradução juramentada) em ordem. Faça três cópias da documentação. Envie as originais (autenticadas) em um envelope juntamente com a carta de recomendação – que neste ano são DUAS – seladas pelos próprios professores.
iii) Coloque as outras 3 cópias em 3 envelopes separados na mesma ordem. Coloque tudo (4 envelopes) em um envelope maior e envie para a Embaixada.
Etapas do processo seletivo:
- Análise da documentação pelo comitê de seleção da Embaixada (documentação incompleta ou incorreta implica em imediata desclassificação do candidato);
- Envio da documentação dos pré-selecionados para o NIIED;
- O NIIED enviará os três envelopes com cópias simples para as três opções de universidade do candidato. Assim, é necessário aguardar a aprovação das universidades. Pode-se ser aprovado pelas três ou duas e então ter que escolher ou, ainda, não ser aceito por nenhuma das três universidades.
ATENÇÃO: para informações sobre os documentos necessários e orientações para aplicação à bolsa, por favor, leia com bastante atenção os documentos anexos (Guideline, FAQ e formulários).
Caso a sua dúvida persista, entre em contato pelo e-mail: coreiabrasil@gmail.com
Programa de Bolsas de Pós-Graduação do Governo Coreano 2017
Fonte: http://bra-brasilia.mofa.go.kr