UNILAB TEM PROJETOS DE PESQUISA APROVADOS EM EDITAL DA CAPES E PROMOVERÁ MOBILIDADE ACADÊMICA DE 112 ALUNOS DURANTE 2024-2027

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira teve aprovação de dois projetos de pesquisa no Edital 16/2023 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento.

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional, destina-se à formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, de excelência. Os projetos aprovados serão apoiados com o valor de 1,5 milhão.

Foi aprovado o projeto intitulado “Conexões Interculturais e Saúde Universitária: avaliação de marcadores cardiometabólicos/ansiedade e sua correlação com determinantes sociais de saúde” submetida pela pesquisadora Lívia Moreira Barros, docente vinculada ao PPGENF. A pesquisa visa avaliar marcadores cardiometabólicos e ansiedade em estudantes universitários de diferentes etnias, correlacionando com determinantes sociais da saúde. O projeto tem parceria com a Universidad Católica del Maule no Chile, e promoverá a mobilidade acadêmica de 56 alunos.

O outro projeto aprovado foi submetido pela docente Paula Marciana Pinheiro de Oliveira, também vinculada ao PPGENF, intitulado “Pesquisa e desenvolvimento de produtos, equipamentos, serviços e métodos voltados para a promoção da autonomia das Pessoas com Deficiência e mobilidade reduzida“. Dentre os objetivos do projeto busca-se a construção, validação e aplicação de instrumento/tecnologias assistivas em saúde para pessoas com deficiência. Em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), será realizada mobilidade acadêmica de 56 alunos para o Portugal.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) parabeniza os pesquisadores pela sua aprovação e considera importante essa conquista que favorece a parceria com os países lusófonos e fortalece as ações de internacionalização da Universidade.