Assinatura de acordo de cooperação com Moçambique prevê até 180 bolsas anuais

Registro virtual da cerimônia Fonte: PROPPG/UNILAB

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) assinou acordo de cooperação com o Instituto de Bolsas de Estudos de Moçambique (IBE). O acordo possui vigência de 05 anos e tem como principal objetivo a concessão de bolsas de estudo a estudantes moçambicanos(as) aprovados em processos seletivos na UNILAB no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação.

A previsão orçamentária do IBE é de que, anualmente, até 150 bolsas sejam destinadas para estudantes de graduação, até 22 bolsas sejam destinadas para estudantes de Pós-Graduação e até 8 bolsas de capacitação para técnico-administrativos, por meio de edital de mobilidade. 

A Cerimônia aconteceu de forma presencial, em Moçambique, respeitando-se todas as medidas sanitárias vigentes no país, com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara e a Diretora do Instituto de Bolsas (IBE), Carla Caomba. De forma virtual, representando a UNILAB, estiveram presentes a Vice-Reitora, Profa. Dra. Cláudia Carioca, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Olavo Garantizado, a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Geranilde Costa e a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINTER), Artemisa Odila. 

A vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca, considera o acordo como um novo momento para a Unilab, em que países africanos parceiros se fazem presentes na administração da universidade, compartilhando a responsabilidade pelo destino de centenas de jovens que chegam ao Brasil, formam-se e retornam ao seu país como atores do desenvolvimento local. Em sua fala, a Vice-Reitora  parabenizou os envolvidos nas articulações nos últimos meses e destacou que a assinatura do acordo é um marco histórico para a UNILAB. 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) irá realizar ações de alinhamento com os Programas de Pós-Graduação, a fim de mapear os estudantes com a nacionalidade moçambicana e desenvolver estratégias para os próximos processos seletivos. 

Créditos: Acordo de cooperação com Moçambique prevê até 180 bolsas anuais (unilab.edu.br)

 Mais informações: Assinatura de memorando de entendimento com UniLab prevê até 150 bolsas anuais – IBE