Indicação de bolsista Unilab (Pibic-IC, AF)

Antes de realizar a indicação de bolsista Unilab, é importante observar se cumpre todos os seguinte requisitos:

1. Não ter pendência na CPQ/Proppg;
  2. Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UNILAB;
  3. Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou maior que 7,0 (sete), no decorrer da execução da bolsa;
  4. Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e atualizado no ano da implementação da bolsa;
  5. Ser indicado por apenas um orientador;
  6. Não possuir, na vigência da bolsa, vínculo empregatício ou outra modalidade de bolsa, excetuados auxílios de assistência estudantil ou equivalente;
  7. Ter disponibilidade de carga horária correspondente ao previsto em seu plano de trabalho.
  8. Alunos indicados para as bolsas de Ações Afirmativas (Af) do CNPq e do PIBIC UNILAB, devem ter sido beneficiários de política de ação afirmativa para ingresso no Ensino Superior.

Uma vez que o(a) estudante cumpre os requisitos, segue o processo de indicação, que envonve 2 passos importantes:

1º passo – Envio da documentação

A documentação necessária para a implementação da bolsa Unilab (Pibic-IC e Pibic-AF) consiste em:

1. Documentação gerada a partir do preenchimento do Formulário de Inscrição de Bolsista (Link)
  2. Cópia digitalizada do CPF e RG (RNM quando estrangeiro);
  3. Histórico escolar, gerado recentemente a partir do SIGAA;
  4. Comprovante de matrícula do período letivo atualizado;
  5. Currículo (modelo Lattes/CNPq) atualizado;
  6. Cópia do cartão ou de comprovante de conta corrente com titularidade do aluno indicado: Banco do Brasil, CEF ou Bradesco/NEXT. Não poderá ser conta poupança, nem conta conjunta; Obs.: Pedimos especial atenção para o bolsista não enviar os dados do cartão de crédito, apenas dados bancários.

IMPORTANTE! Alunos indicados para as bolsas de Ações Afirmativas (Af), devem ter sido beneficiados por uma política de ação afirmativa para ingresso no Ensino Superior, devendo anexar o devido comprovante da forma de ingresso à sua documentação de inscrição (documento emitido pela PROGRAD). Este documento deve ser emitido pela Prograd e o aluno deve solicitar através de e-mail enviado para prograd@unilab.edu.br com cópia para coegs@unilab.edu.br.

Os documentos deverão ser enviados exclusivamente em PDF, devidamente preenchidos e assinados, podendo constar assinaturas digitais.

Essa documentação deve ser enviada para o e-mail pibic@unilab.edu.br

Para garantir a implementação dentro do mês corrente, a documentação deve ser enviada até o dia 10, de forma completa e correta.

2º passo – Cadastro no sistema interno

Uma vez que a documentação esteja completa e o(a) estudante apto(a) a assumir a bolsa, a Equipe CPq irá realizar o cadastro no sistema interno de gerenciamento de projetos e bolsas de pesquisa e enviará uma mensagem para o e-mail do(a) estudante indicado(a).

Perguntas frequentes

Qual o valor da bolsa?

Atualmente, o valor da bolsa é de R$ 700,00

Quais os compromissos de ser bolsista de Iniciação Científica

1. Executar as atividades propostas em seu plano de trabalho, sob a supervisão e com o acompanhamento do orientador;
  2. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, comprovando a carga horária estipulada em seu plano de trabalho através de relatório de frequência mensal relativa às atividades do projeto de iniciação científica;
  3. Encaminhar, juntamente com o orientador, relatório parcial à CPQ/PROPPG, ao longo do sétimo mês de implementação da bolsa, conforme modelo disponibilizado pela PROPPG, acompanhado de cópia do histórico escolar.
  4. Encaminhar, juntamente com o orientador, relatório final à CPQ/PROPPG, no mês subsequente ao término da vigência da bolsa, acompanhado de cópia do histórico escolar.
  5. Após a conclusão do projeto, apresentar os resultados finais da pesquisa, no formato de Resumo Expandido, no Encontro de Iniciação Científica da UNILAB (SemanaUniversitária);
  6. Fazer referência à sua condição de bolsista PIBIC/UNILAB (IC e Af) em todas as publicações e trabalhos decorrentes da pesquisa;
  7. Devolver à agência de fomento, em valores atualizados, mensalidades recebidas indevidamente no caso de os requisitos e compromissos estabelecidos não serem cumpridos.
  8. Em caso de aluno estrangeiro, manter o visto regularizado/atualizado durante a vigência da bolsa mediante entrega do comprovante de renovação do visto à CPQ.

Como posso solicitar uma declaração de que fui/sou bolsista de Iniciação Científica da Unilab?

A Coordenação de Pesquisa desenvolveu um sistema próprio de emissão de declarações enquanto as mesmas não estão disponíveis diretamente por meio do SIGAA. Para acesso e geração desses documentos, os docentes e discentes da Unilab que participaram de projetos de pesquisa podem acessar o endereço https://proppg.unilab.edu.br/forms/sistemas/declaracoes/ e fazer login utilizando as credenciais do Sigaa.