Indicação de bolsista Funcap (BICT)

Antes de realizar a indicação de bolsista Funcap, é importante observar se cumpre todos os seguinte requisitos:

1. Não ter pendência na CPQ/Proppg;
  2. Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UNILAB, no Ceará;
  3. Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou maior que 7,0 (sete), no decorrer da execução da bolsa;
  4. Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e atualizado no ano da implementação da bolsa;
  5. Ser indicado por apenas um orientador;
  6. Não possuir, na vigência da bolsa, vínculo empregatício ou outra modalidade de bolsa, excetuados auxílios de assistência estudantil ou equivalente;
  7. Ter disponibilidade de carga horária correspondente ao previsto em seu plano de trabalho;
  8. Ter cadastro na Plataforma Montenegro (Funcap) – Link para o tutorial

Uma vez que o(a) estudante cumpre os requisitos, segue o processo de indicação, que envonve 4 passos importantes:

1º passo – Envio da documentação

A documentação necessária para a implementação da bolsa Funcap (BICT) consiste em:

1. Documentação gerada a partir do preenchimento do Formulário de Inscrição de Bolsista (Link)
  2. Cópia digitalizada do CPF e RG (RNM quando estrangeiro);
  3. Histórico escolar, gerado recentemente a partir do SIGAA;
  4. Comprovante de matrícula do período letivo atualizado;
  5. Currículo (modelo Lattes/CNPq) atualizado;
  6. Cópia do cartão ou de comprovante de conta corrente com titularidade do aluno indicado: Banco Bradesco ou NEXT. Não poderá ser conta poupança, nem conta conjunta; Obs.: Pedimos especial atenção para o bolsista não enviar os dados do cartão de crédito, apenas dados bancários.

Os documentos deverão ser enviados exclusivamente em PDF, devidamente preenchidos e assinados, podendo constar assinaturas digitais.

Essa documentação deve ser enviada para o e-mail pibic@unilab.edu.br

Para garantir a implementação dentro do mês corrente, a documentação deve ser enviada até o dia 10, de forma completa e correta.

2º passo – Indicação do bolsista na Plataforma Montenegro

Uma vez que a documentação esteja completa e o(a) estudante apto(a) a assumir a bolsa, a Equipe CPq irá realizar a indicação na Plataforma Montenegro e esse procedimento irá gerar um Termo de Outorga, que será enviado por e-mail para assinatura do(a) orientador(a) e bolsista. Após o retorno, o termo também será assinado pelo Pró-Reitor de Pesquisa.

3º Passo – Upload dos arquivos na Plataforma Montenegro

Para concluir o processo de indicação é necessário que sejam incluídos 2 arquivos na plataforma: 1 – Termo de Outorga (assinado) e; 2 – Cópia autenticada do CPF e RG (RNM para estrangeiros) e Cópia do comprovante da conta bancária. Essa autenticação pode ser feita por um servidor público (normalmente um servidor da CPq ou Proppg). Também é possível autenticar em cartório.

Uma vez que essa documentação esteja reunida, a Equipe CPq irá incluir na Plataforma Montenegro. Só assim o processo de indicação estará concluído.

Perguntas frequentes

Qual o valor da bolsa?

Atualmente, o valor da bolsa é de R$ 700,00

Como posso solicitar uma declaração de que fui/sou bolsista de Iniciação Científica da Unilab?

A Coordenação de Pesquisa desenvolveu um sistema próprio de emissão de declarações enquanto as mesmas não estão disponíveis diretamente por meio do SIGAA. Para acesso e geração desses documentos, os docentes e discentes da Unilab que participaram de projetos de pesquisa podem acessar o endereço https://sistemasproppg.unilab.edu.br/sistemas/declaracoes/ e fazer login utilizando as credenciais do Sigaa.

Quais os compromissos de ser bolsista de Iniciação Científica

1. Durante a vigência do termo de outorga e concessão de bolsa BICT/Funcap, não reprovar nenhuma disciplina.
  2. Enviar a frequência mensal, através do Sigaa, até o dia 20 de cada mês
  3. Executar as atividades propostas em seu plano de trabalho, sob a supervisão e com o acompanhamento do orientador;
  4. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, comprovando a carga horária estipulada em seu plano de trabalho através de relatório de frequência mensal relativa às atividades do projeto de iniciação científica;
  5. Encaminhar, juntamente com o orientador, relatório parcial à CPQ/PROPPG, ao longo do sétimo mês de implementação da bolsa, conforme modelo disponibilizado pela PROPPG, acompanhado de cópia do histórico escolar.
  6. Encaminhar, juntamente com o orientador, relatório final à CPQ/PROPPG, no mês subsequente ao término da vigência da bolsa, acompanhado de cópia do histórico escolar.
  7. Após a conclusão do projeto, apresentar os resultados finais da pesquisa, no formato de Resumo Expandido, no Encontro de Iniciação Científica da UNILAB (SemanaUniversitária);
  8. Fazer referência à sua condição de bolsista BICT/Funcap em todas as publicações e trabalhos decorrentes da pesquisa;
  9. Devolver à agência de fomento, em valores atualizados, mensalidades recebidas indevidamente no caso de os requisitos e compromissos estabelecidos não serem cumpridos.
  10. Em caso de aluno estrangeiro, manter o visto regularizado/atualizado durante a vigência da bolsa mediante entrega do comprovante de renovação do visto à CPQ.