UNILAB participa de reunião Externa do Comitê Guaiúba Chemical Park

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PROPPG/UNILAB) participou da Reunião externa do Comitê Guaiúba Chemical Park, órgão responsável pelo gerenciamento das atividades do Polo Químico de Guaiúba. A reunião contou com a presença do Magnífico Reitor, prof. Roque Albuquerque, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Olavo Garantizado e da professora Cláudia Aiub (UNILAB). A reunião foi fruto de articulação da PROPPG/UNILAB  com o setor de inteligência da FIEC, a fim de estreitar os laços institucionais entre a academia e as indústrias.

Na pauta, a Unilab apresentou um conjunto de ações interventivas com foco no monitoramento ambiental para  apreciação da gerência do Polo Químico. Foi debatida também a melhor estratégia para ações em parceria das indústrias integrantes do Polo com os pesquisadores da Unilab (docentes, técnicos e discentes).

Reitor da Unilab faz visita ao Polo Químico de Guaiúba. Fonte: Arquivo/PROPPG

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Olavo Garantizado, a participação da Unilab na reunião do comitê, apresentando projetos institucionais e dialogando com os empresários, a fim de entender as demandas das empresas, possibilitará o mapeamento de problemas pontuais que os nossos pesquisadores, técnicos e discentes poderão solucionar.  Para o professor, “essa articulação iniciada pela PROPPG pode possibilitar em ações como bolsas com foco no empreendedorismo e na inovação da Unilab, projetos de pesquisas e ações inovadoras no Polo Químico”.

Para o Reitor da Unilab, prof. Roque Albuquerque, é importante dialogar bastante com o Comitê que faz a gerência do Polo Químico, a fim de entendermos as demandas e as necessidades e, de forma mais assertiva, saber como a Unilab poderá contribuir no desenvolvimento de atividades que envolvam o aprimoramento dos recursos humanos qualificados e a formação de parcerias institucionalmente sólidas.

Para a Vice-reitora da Unilab, profa. Cláudia Carioca, a universidade precisa se articular com o Polo Químico, que possui um grande potencial para geração de emprego e renda para nossos estudantes. Esse laço pode ser crucial para fazer com que a Unilab contribua mais com a Região do Maciço de Baturité.

A PROPPG estará realizando reuniões pontuais com os integrantes do Polo Químico a fim de definir um plano de ação que deverá ser executado nos próximos meses entre as instituições.