Gestão Eficiente e Inclusiva

“A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no uso de suas atribuições
legais e administrativas, torna público os procedimentos para seleção de discentes
para atuarem como bolsistas no projeto institucional ‘Gestão Universitária Eficiente e
Inclusiva’.”

 

 

INICIATIVAS

PLAGDETECT

PlagDetect é um sistema de detecção de plágio, que, a partir da base de dados dos projetos de pesquisa já submetidos em até três anos anteriores, verifica se projetos submetidos no ciclo atual possuem alto grau de semelhança com algum outro presente na base.
O PlagDetect utiliza um modelo de Deep Learning baseado em redes neurais LSTM (do inglês Long Short-Term Memory), uma arquitetura de Rede Neural Recorrente (RNN) notadamente eficiente para processar linguagem natural em textos.

Desse modo, salienta-se que o PlagDetec é uma ferramenta que objetiva contribuir para padronização ética da pesquisa científica desenvolvida em âmbito institucional.

ASSISTENTE VIRTUAL DA PROPPG

O Assistente Virtual da PROPPG (denominado Balinu) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduacão, visa auxiliar os usuários dos serviços da PROPPG em questões sobre atividades realizadas em termos de pesquisa, inovação e pós-graduação. O assistente virtual ajudará em questões diversas, transversais à pesquisa, inovação e pós-graduação, fornecendo informações visando direcionar o usuário à resposta ou página web que irá instruí-lo sobre a questão que deseja tratar. Atualmente, o Assistente Virtual da PROPPG está em fase inicial de desenvolvimento, respondendo a perguntas sobre a pesquisa, mas não sobre a inovação e pós-graduação. A sua identidade visual está sendo definida a partir de consulta aos alunos e professores pesquisadores da Unilab. Além disso, foi disponibilizado um questionário a todos os pesquisadores da Unilab que definiram algumas características ao BALINU. Por meio dessa pesquisa, obtivemos dados importantes que serão de grande aplicabilidade no desenvolvimento de um modelo 3D que implementaremos juntamente ao chat. Veja algumas características que tiveram maiores pontuações:

   
Descendência do Balinu: Africana – 68,2%
Altura do Balinu: Média – 79%
Cores padrão das vestimentas do Balinu: Amarelo – 39,8%
Vermelho – 40,3%
Preto – 42%
Branco – 37,5%
Alaranjado – 30,1%
Cabelo do Balinu: Cacheado – 34,7%
Balinu deficiente: Sim – 50,6%
Em caso de deficiência do Balinu: Cadeirante – 29,9%
Cegueira em um dos olhos – 41,2%
Balinu deve possuir tatuagem: Sim – 65,3%
Quais assessórios o Balinu deve usar: Brinco – 45,5%
Colar – 47,2%
Personalidade: Gentil – 72,2%