PROPPG (UNILAB) realiza reunião institucional com setores de inovação e de empreendedorismo da UFC

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/UNILAB) realizou reunião de alinhamento institucional com os setores da Universidade Federal do Ceará (UFC) responsáveis pelas ações de inovação tecnológica e empreendedorismo. Representando a Unilab, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Olavo Garantizado, o Coordenador de Pesquisa, prof. Allberson Bruno, o Coordenador de Inovação Tecnológica, prof. Vandilberto Pereira, o Gerente da Divisão de Empreendedorismo e Incubação de empresas, prof. Olímpio e a técnica da Coordenação de inovação, Raíssa Mesquita. Representando a UFC, o pró-reitor das Relações Internacionais e o Desenvolvimento Institucional, prof. Augusto Teixeira,  a Coordenadora de Empreendedorismo, substituta, Gervina Brady, o Coordenador de inovação institucional, Bruno Matos e a Coordenadora de inovação tecnológica, Ana Carolina.

Equipe da PROPPG em reunião na UFC

A reunião teve como objetivo trocar experiências institucionais acerca das ações de inovação tecnológica e empreendedorismo das duas universidades.  Na oportunidade, foram apresentadas as principais ações criadas e desenvolvidas pelas instituições nos últimos meses. Para o prof. Olavo Garantizado, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (UNILAB), “é importante que a Unilab se aproxime das instituições parceiras, a fim de intensificar os laços institucionais, aprender e compartilhar as boas práticas administrativas e se inserir no ecossistema de inovação que envolve todas as universidades do Ceará”.  O professor acrescenta que “a reunião foi um bom diálogo acerca de questões como os procedimentos jurídicos necessários para a implantação das estratégias de inovação e empreendedorismo, alinhamento para projetos institucionais compartilhados entre Unilab e UFC, assim como troca de expertises em relação a atividades como formações, cursos e oficinas, destinada para a comunidade acadêmica, para implantação de modelos de negócios que podem surgir no ambiente da universidade”.

Para o Reitor da Unilab, prof. Roque Albuquerque, “é fundamental que a Unilab possa criar um plano de ação efetivo para as atividades de empreendedorismo, firmando parcerias e movimentando o ambiente inovador na nossa instituição”. O magnífico reitor destaca ainda “a importância que a troca de conhecimento pode proporcionar nas ações que a Unilab pretende desenvolver nos próximos meses, seguindo o plano de gestão, as capacidades operacionais e orçamentárias da instituição e o potencial inovador dos docentes, técnicos e discentes”.

Para a Vice-reitora da Unilab, profa. Cláudia Carioca, “a inovação tecnológica se constitui a partir de relações institucionais para a formação do ecossistema de inovação e empreendedorismo. A Unilab está buscando estreitar laços com agentes inovadores já constituídos e desenvolver ações que viabilizem o protagonismo de nossos discentes, docentes e técnicos”.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está com um conjunto de agendas institucionais com o objetivo de potencializar ações eficazes de inovação e empreendedorismo que envolvam todas as áreas do conhecimento.