Indicação de bolsista CNPq (Pibic-ICJ)
Antes de realizar a indicação de bolsista de Iniciação Científica Júnior, é importante observar se cumpre todos os seguinte requisitos:
- Estar regularmente matriculado no 1º ou 2º ano do Ensino Médio (ter mais de um ano para a conclusão do curso);
- Possuir frequência escolar igual ou superior a 75%;
- Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e atualizado no ano da implementação da bolsa;
- Ser indicado por apenas um orientador;
- Não possuir, na vigência da bolsa, vínculo empregatício ou outra modalidade de bolsa, excetuados auxílios de assistência estudantil ou equivalente;
- Ter disponibilidade de carga horária correspondente ao previsto em seu plano de trabalho
Uma vez que o(a) estudante cumpre os requisitos, segue o processo de indicação, que envonve 3 passos importantes:
1º passo – Envio da documentação
A documentação necessária para a implementação da bolsa CNPq (Pibic-IC, Pibic-AF e PIBITI), consiste em:
- Convênio firmado com a escola de ensino médio, através do Formulário de credenciamento preenchido e assinado (Link)
- Documentação gerada a partir do preenchimento do Formulário de Inscrição de Bolsista (Link)
- Cópia digitalizada do CPF e RG;
- Histórico escolar atualizado e assinado pelo supervisor responsável;
- Comprovante de matrícula do período letivo atualizado;
- Currículo (modelo Lattes/CNPq) atualizado;
IMPORTANTE! As bolsas CNPq/Pibic-ICJ são destinadas apenas a alunos do Ensino Médio. O(a) orientador(a) deve selecionar alunos que estejam matriculados no 1º ou 2º ano do Ensino Médio e apresentar os documentos necessários para indicação;
Para bolsas ICJ, caso o aluno não possua conta no Banco do Brasil, é possível indicar apenas o número da agência do Banco do Brasil que deseja receber o valor da bolsa mensalmente. O pagamento será feito através de ordem bancária e o aluno consegue sacar o valor apenas apresentando os documentos de identificação na agência que ele indicar.
Os documentos deverão ser enviados exclusivamente em PDF, devidamente preenchidos e assinados, podendo constar assinaturas digitais.
Essa documentação deve ser enviada para o e-mail pibic@unilab.edu.br
Para garantir a implementação dentro do mês corrente, a documentação deve ser enviada até o dia 10, de forma completa e correta.
2º passo – Cadastro na Plataforma Carlos Chagas
Uma vez que a documentação esteja completa e o(a) estudante apto(a) a assumir a bolsa, a Equipe CPq irá realizar o cadastro na Plataforma Carlos Chagas. Devido a integração com a Plataforma Lattes, no momento da indicação, é validado se o currículo do(a) estudante indicado(a) está devidamente cadastrado e deve garantir que qualquer alteração realizada seja “enviada para o CNPq”
É necessário, portanto, que o(a) estudante verifique se está aparecendo a seguinte mensagem quando estiver editando o currículo lattes
Se for esse o caso, o(a) estudante deve clicar nessa mensagem destacada acima e logo o sistema irá apresentar a seguinte tela:
É importante que o(a) estudante tenha feito tudo isso antes mesmo de gerar o PDF para compor a documentação de indicação.
Se tudo estiver ok, nossa equipe conseguirá realizar a indicação corretamente e enviará uma mensagem para o e-mail do(a) estudante indicado(a).
3º Passo – Aceitação do Termo de Compromisso
Após a realização da indicação, além da mensagem enviada pela equipe da CPq, o(a) estudante receberá outra mensagem na conta de e-mail cadastrada na plataforma Lattes (verifique também na sua caixa de spam), contendo o link para o registro do aceite do Termo de Compromisso. Somente após realizar o aceite do Termo o(a) bolsista entrará em folha de pagamento do CNPq. Existe um prazo para realizar o aceite.
Obs.: Nesse aceite serão solicitados os dados bancários do aluno. Não é permitida a indicação de conta em nome de terceiros.
Caso não possua uma conta corrente no Banco do Brasil em seu nome, você deverá indicar apenas o número da agência do BB em que deseja receber o valor da bolsa mensalmente. O pagamento será realizado por meio de contrarrecibo na agência bancária indicada, bastando levar RG e CPF ao banco para realizar o saque mensal. A mensalidade ficará disponível para saque pelo período de 7 (sete) dias corridos. Se não for retirado, o crédito será devolvido ao CNPq, devendo ser solicitado o repagamento.
Caso não consiga inserir seus dados bancários no momento do aceite, por favor, siga o passo a passo abaixo:
1. Acesse a página http://efomento.cnpq.br/efomento/autenticacao.jsp?id=0;
2. Digite o “CPF” e a “Senha” (a mesma senha utilizada no currículo lattes), em seguida “Confirme”;
3. Clique em Gerenciamento de sua Bolsa/Dados Bancários;
4. Selecione o processo correspondente a sua bolsa e confira os dados apresentados. Em seguida, informe o código da agência bancária e a conta corrente e clique em “Enviar”.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail pibic@unilab.edu.br
Perguntas frequentes
Quais os compromissos de ser bolsista ICJ?
- Enviar a frequência mensal, até o dia 20 de cada mês, preenchendo o Formulário de Frequência e enviando para o e-mail frequenciapibic@unilab.edu.br
- Executar as atividades propostas em seu plano de trabalho, sob a supervisão e com o acompanhamento do orientador;
- Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, comprovando a carga horária estipulada em seu plano de trabalho através de relatório de frequência mensal relativa às atividades do projeto de iniciação científica;
- Encaminhar, juntamente com o orientador, relatório parcial à CPQ/PROPPG, ao longo do sétimo mês de implementação da bolsa, conforme modelo disponibilizado pela PROPPG, acompanhado de cópia do histórico escolar.
- Encaminhar, juntamente com o orientador, relatório final à CPQ/PROPPG, no mês subsequente ao término da vigência da bolsa, acompanhado de cópia do histórico escolar.
- Após a conclusão do projeto, apresentar os resultados finais da pesquisa, no formato de Resumo Expandido, no Encontro de Iniciação Científica da UNILAB (SemanaUniversitária);
- Fazer referência à sua condição de bolsista CNPq/Pibic-ICJ em todas as publicações e trabalhos decorrentes da pesquisa;
- Devolver à agência de fomento, em valores atualizados, mensalidades recebidas indevidamente no caso de os requisitos e compromissos estabelecidos não serem cumpridos.
Qual o valor da bolsa?
Para bolsistas ICJ o valor da bolsa atualmente é de R$ 300,00
O bolsista não recebeu o e-mail com o Termo de Compromisso. O que fazer?
Acesse: www.cnpq.br > Plataforma Carlos Chagas > Outros Bolsistas > CPF e SENHA > Avisos: Termo de Compromisso ( AGUARDANDO ACEITE).
Se eu não receber o pagamento, o que fazer?
Primeira possibilidade: Verificar se enviou o Termo de Aceite recebido em seu e-mail dentro do prazo estabelecido até o dia 15 do mês. Caso não tenha preenchido e enviado o referido Termo, deve fazê-lo. Para isso, deve acessar a plataforma Carlos Chagas e clicar em avisos para enviar/validar o Aceite.
Segunda possibilidade: Confirmar se a conta informada não é do tipo poupança ou conjunta. Se for uma dessas duas, é necessário abrir uma conta corrente no Banco do Brasil, atualizar os dados na página do CNPq. Após informar corretamente seus dados bancários, solicitar à Coordenação de Pesquisa (pibic@unilab.edu.br) que encaminhe uma mensagem à sebpg@cnpq.br para realização de repagamento.
Terceira possibilidade: Confirmar se sua conta corrente no Banco do Brasil não está bloqueada ou desativada. Se estiver, entrar em contato com o Banco e regularizar sua situação. Em seguida, solicitar à Coordenação de Pesquisa (pibic@unilab.edu.br) que encaminhe uma mensagem à sebfe@cnpq.br para realização de repagamento.
Como posso solicitar uma declaração de que sou ou já fui bolsista CNPq?
Para bolsistas de Iniciação Científica Júnior existem duas possibilidades: 1 – Solicitar a declaração diretamente ao CNPq, enviando um e-mail para sebfe@cnpq.br com o seu nome completo e CPF ou; 2 – Solicitar a declaração à Coordenação de Pesquisa da Unilab, enviando e-mail para pibic@unilab.edu.br com nome completo e CPF.