Orientações para submeter resumo no Encontro de Iniciação Científica

O Encontro de Iniciação Científica acontece, anualmente, dentro da Semana Universitária da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (Unilab).

Conforme estabelecido no âmbito do PIBIC/PIBIT, todas as pesquisas de iniciação científica finalizadas devem apresentar obrigatoriamente os seus resultados no Encontro de Iniciação Científica, na modalidade Resumo Expandido (Apresentação Oral). Para cada Plano de Trabalho executado, é necessária a submissão de um resumo específico. Além disso, é necessário citar nos agradecimentos a agência de fomento que financiou cada um desses planos de trabalho. Abaixo deixamos uma sugestão para cada agência de fomento:

• Agradeço à Unilab pelo financiamento da pesquisa intitulada TITULO_DO_PROJETO e executada entre INICIO_PROJETO e FINAL_PROJETO, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Tecnológica (Pibiti), da Unilab.

• Agradeço à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) pelo financiamento da pesquisa intitulada TITULO_DO_PROJETO e executada entre INICIO_PROJETO e FINAL_PROJETO, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Tecnológica (Pibiti), da Unilab.

• Agradeço à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) pelo financiamento da pesquisa intitulada TITULO_DO_PROJETO e executada entre INICIO_PROJETO e FINAL_PROJETO, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Tecnológica (Pibiti), da Unilab.

• Agradeço ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo financiamento da pesquisa intitulada TITULO_DO_PROJETO e executada entre INICIO_PROJETO e FINAL_PROJETO, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Tecnológica (Pibiti), da Unilab.

As pesquisas em andamento não são obrigadas a apresentar. Caso tenham interesse, bolsistas e voluntários podem submeter os resultados parciais, exclusivamente na modalidade Resumo Simples (Pôster).

Por oportuno, informamos que a apresentação do trabalho em evento científico da instituição é uma das exigência da agência de fomento, bem como está presente no dispositivo da Resolução Consepe 76/2021, que trata das pendências junto à Proppg. Caso não apresente o trabalho, tanto bolsista/voluntário quanto orientador(a) ficarão inadimplentes e não poderão participar de outros editais de pesquisa até sanar essa pendência.

Para facilitar, elaboramos um checklist das observações importantes sobre a submissão do trabalho:

• Toda pesquisa finalizada deve apresentar resumo expandido
  • Projeto em andamento PODE apresentar resumo simples
  • Cada plano de trabalho executado no projeto deve resultar em um Resumo apresentado no Encontro de Iniciação Científica
  • O título do trabalho deve estar relacionado ao título do projeto ou do plano de trabalho
  • O nome do bolsista deve constar como Autor no trabalho;
  • O nome de eventuais bolsistas substituídos devem constar como co-autores;
  • O nome do orientador no projeto deve constar como orientador no trabalho
  • No corpo do resumo deve constar os agradecimentos à agência de fomento financiadora da pesquisa
  • Na impossibilidade do bolsista estar presente na apresentação, o orientador deve apresentar
  • Para a apresentação é necessário utilizar os modelos da Edição da Semana Universitária, disponíveis no site: https://semanauniversitaria.unilab.edu.br/

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através de mensagem para o e-mail pibic@unilab.edu.br.