Oficina de Ideação para o Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE
Na próxima terça-feira, dia 18 de abril, o professor Alexandre Lima, Gerente da Divisão de Empreendedorismo e Incubação de Empresas e professor do ICSA, irá ministrar uma Oficina de Ideação para o Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE. A oficina irá ocorrer na sala C116 em Auroras às 13h.
O Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE irá formar e capacitar estudantes da Educação Superior para exercitar as competências empreendedoras nos temas ESG (ambiental, social e de governança). As inscrições para o Desafio são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de abril. Seis equipes serão premiadas em R$ 10.000,00!
A oficina ministrada pelo professor Alexandre tem como objetivo ajudar os alunos a formarem suas equipes e a se prepararem para o desafio. Participe da oficina e se prepare para essa grande oportunidade!
Sobre o Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE:
QUEM PODE PARTICIPAR?
- Categoria I – Estudantes da educação superior de graduação de cursos de bacharelados, licenciaturas ou tecnólogo membros de empresas juniores confederadas à Brasil Júnior. Doravante denominados como membros de empresas juniores.
- Categoria II – Acadêmicos da educação superior de graduação de cursos de bacharelados, licenciaturas ou tecnólogo, regularmente matriculados em qualquer curso autorizado pelo MEC, de instituição de ensino brasileira credenciada e/ou autorizada pelo MEC, cuja matrícula esteja ativa durante o ano do Desafio Universitário Empreendedor. Doravante denominados como acadêmicos da Educação Superior. E membros de Federações e Instâncias confederadas à Brasil Júnior.
INSCRIÇÕES
- A inscrição no Desafio Universitário Empreendedor é gratuita e deverá ser realizada até 30 de abril de 2023. Link: bit.ly/desafiouniversitariosebrae23
- A equipe deverá ser composta por, no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) estudantes que atendam às Categorias anteriormente mencionadas.
- Só será permitida a participação de cada estudante em uma única equipe.
- As equipes deverão ser compostas, em sua totalidade, por estudantes de uma mesma categoria.
INSCRIÇÕES – Dados Solicitados
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- Número de Documentos de Identificação de todos os participantes;
- Confirmação de Matrícula Ativa na Instituição de Ensino;
- Autorização de uso de dados em conformidade com a LGPD;
- Confirmação de que a equipe é constituída por membros de uma mesma categoria;
- Número de contato de todos os participantes.
No ato da inscrição, NÃO será necessária a escolha do tema a ser desenvolvido durante o Desafio. Tal escolha será realizada ao longo do Desafio
O DESAFIO
- As fases são 100% on-line.
- As equipes deverão desenvolver soluções para problemáticas relacionadas aos temas de ESG (ambiental, social e de governança).
- O Desafio ocorrerá entre os meses de maio e agosto de 2023, contemplando as etapas de ideação, semifinal e final.
- As entregas serão realizadas de forma online e serão realizadas via portal MEJ Inova.
Etapa I – Ideação
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- Escolha do Tema (ESG);
- Realização de 1 webinar sobre ESG;
- Realização de 2 webinares sobre como explorar e resolver problemas e desenvolver soluções;
- Entrega de até 2 atividades por equipe;
- Serão aprovadas 42 Equipes para a semifinal.
Etapa II – Semifinal
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- Realização de palestra para orientação e aprimoramento das soluções e pitchs;
- Realização de 1 reunião de Mentoria online, com especialistas;
- Realização de 1 visita técnica virtual a uma empresa que adota práticas de ESG;
- Entrega de até 2 atividades nesta etapa;
- Uma das entregas poderá ser a gravação de um vídeo (pitch) de até 3 minutos, contendo a solução trabalhada;
- Serão aprovadas 18 equipes nesta etapa.
Etapa III – Final
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- Realização de 1 encontro virtual com especialista para aprimoramento das soluções desenvolvidas;
- Realização de 1 evento virtual com palestra para revisão e aprimoramento dos Pitchs;
- As 18 Equipes irão participar da Grande Final, que será no formato virtual;
- Serão divulgadas as 6 equipes vencedoras.
MOTIVOS PARA DESCLASSIFICAÇÃO
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- Não atender aos critérios do Regulamento;
- Não permanecer com, no mínimo, 2 membros até o final do Desafio;
- Deixar de participar, com pelo menos 1 membro, das palestras, aulões, mentorias, etc;
- Não realizar todas as entregas requeridas;
- Não apresentar/disponibilizar os Pitchs.
OBS: Em caso de desistência de membro da equipe, este não poderá ser substituído por outro membro.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES PROPOSTAS
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- Correlação da proposta da equipe com as temáticas ambiental, social e de governança (ESG) – Pontuação 1 a 5 e Peso 3;
- Potencial de Inovação (clareza, relevância e pertinência do problema) – Pontuação 1 a 5 e Peso 3;
- Viabilidade de execução da solução (técnica, econômica e logística e identificação das vantagens da solução) – Pontuação 1 a 5 e Peso 2;
- Modelo de monetização (se é viável e consistente) – Pontuação 1 a 5 e Peso 1;
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PREMIAÇÕES
- Todos os membros das equipes que concluírem as entregas receberão uma declaração de participação, com a carga horária de 40h, especificando o alcance que obtiveram referente à conclusão da Etapa de Ideação, Semifinal ou Final;
- Todos os inscritos que concluírem ao menos a Etapa de Ideação receberão certificados de participação, após 30 dias da finalização do evento, desde que a sua inscrição tenha sido efetivada com sucesso e tenham participado de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das palestras e momentos online;
- As seis equipes vencedoras serão premiadas financeiramente no valor de R$10.000,00 cada uma.