Estrutura Curricular

Divisão em dois momentos distintos baseados na ideia da importância de uma visão geral nas grandes áreas de Tecnologias e Sociobiodiversidade (primeiro momento – disciplinas obrigatórias), complementadas por temas de áreas específicas de pesquisa (segundo momento – disciplinas optativas).
Inicialmente será oferecida aos alunos de pós-graduação, uma visão geral com abordagem interdisciplinar nos principais temas sobre a Sociobiodiversidade, Tecnologias e Sustentabilidade focando as semelhanças e assimetrias entre o Brasil e os países da CPLP. Estes temas estão distribuídos nas disciplinas: História Sociocultural Afro-brasileira e Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável, que darão ao egresso um embasamento teórico para as demais disciplinas constantes na matriz curricular. Além destas, outras tres disciplinas serão obrigatórias uma vez que fazem parte da formação básica dos alunos ingressantes no programa. Estas disciplinas são Delineamento de Projetos, Estágio Docência e Estatística Experimental, que visam, respectivamente, avaliar a base teórica e as hipóteses de trabalho nos projetos de dissertação e desenvolver no aluno as habilidades necessárias para a fundamentação do trabalho pedagógico. Todas as disciplinas obrigatórias, com exceção de Estágio Docência deverão ser cursadas no primeiro semestre.
Após esta visão geral serão ofertadas disciplinas optativas, de cunho específico, e relacionadas às duas linhas de pesquisas que compõem o curso, tais como: Biogeografia Histórica dos Países Lusófonos; Marcadores Moleculares Aplicados ao Estudo da Biodiversidade; Etnobotânica; Plantas Medicinais; Tecnologias de Processos de Produtos Naturais, Energia e Tecnologia; Tecnologias para Produção de Alimentos; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias I e II, entre outras. O egresso também poderá complementar a sua formação por meio de disciplinas preparatórias que focam o planejamento experimental, testes e verificação de hipóteses, incluindo bioestatística, o ensino científico, prevendo redação cientifica, bem como apresentações orais em seminários e congressos.

Total de créditos
Número de créditos previstos para titulação: 24