Objetivos

A criação do presente Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) irá proporcionar a formação de recursos humanos, gerando e disseminando o conhecimento científico e tecnológico, propiciando a obtenção de processos, produtos e / ou serviços com vistas à melhoria da qualidade de vida.
O objeto do presente Mestrado é fundamental para o fortalecimento institucional da UNILAB, qualificação do ensino de graduação, tanto em nível de licenciatura, quanto bacharelado, além da ampliação de oportunidades para estudantes oriundos de escolas públicas do interior do Nordeste brasileiro e de países parceiros – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. Considera-se importante registrar que 98% dos estudantes brasileiros ingressantes em 2011 nos cursos da UNILAB são oriundos de escolas públicas estaduais situadas nos municípios do Maciço de Baturité, no estado do Ceará.
A proposta justifica-se socialmente pelo fato de que Redenção (CE) experimentou um processo de urbanização nas últimas décadas. Essa urbanização veio acompanhada de problemas ambientais em intensidade e diversidade. Deficiência de saneamento, déficit habitacional, dificuldade de acesso a equipamentos de saúde e educação, pobreza generalizada e gestão urbana ineficaz são alguns dos problemas que resultam em condições ambientais inadequadas à moradia para um grande número de pessoas.
O entrelaçamento entre aspectos econômicos, sociais, territoriais e culturais requer que o assunto seja abordado numa perspectiva abrangente, interdisciplinar, de forma a explorar eficientemente as interfaces existentes entre as diferentes áreas de conhecimento e suas tecnologias, que poderão ser aplicadas para a resolução desses problemas.
Os projetos e linhas de pesquisa contribuirão para um foco comum que é o enfrentamento das problemáticas relacionadas à formação de professores-pesquisadores de caráter multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar que irão trabalhar nos seguimentos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias na atual sociedade, se deparando com as questões socioambientais, sociopolíticas e socioeconômicas. Além disso promoverão a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, garantindo alternativas de geração de trabalho e renda para as comunidades rurais e a inclusão produtiva dos países parceiros através da promoção de tecnologias sustentáveis que respeitem seus sistemas de organização social e, ao mesmo tempo, valorizem os recursos naturais locais e práticas, saberes e tecnologias tradicionais.
O Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) tem como objetivo formar mestres em áreas interdisciplinares, qualificados para atuar no ensino e na geração e aplicação de tecnologias, bem como no desenvolvimento da sociedade local em que se insere. Este profissional atuará também na elaboração de projetos que busquem a valorização dos recursos naturais locais, regionais e internacionais, especialmente dos países da CPLP. Consolidar o caráter interdisciplinar, de forma a explorar eficientemente as interfaces existentes entre as diferentes áreas de conhecimento e a tecnologia, visando à completa integração nacional e internacional.